Como Fazer Amaciante Caseiro

Para fazer o amaciante caseiro você vai precisar dos seguintes itens:
  • 2 xícara de vinagre;
  • 3 xícara de água;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • óleo essencial de lavanda;
  • garrafa com tampa;
Como Fazer Amaciante Caseiro:
Para fazer o amaciante caseiro pegue um recipiente plástico com profundidade e largura. Na sequência, adicione uma xícara de água e outra de vinagre. Com a ajuda de uma espátula é recomendado mexer bem os ingredientes por aproximadamente 5 minutos para que eles fiquem bem integrados e formem a base do amaciante caseiro. Feito isso, acrescente metade da xícara de bicarbonato de sódio e mexa por mais 5 minutos ou até que o pó fique totalmente dissolvido. Deixe a mistura descansar por 30 minutos.
Após o tempo estipulado, volte a mexer a mistura, fazendo isso em sentido horário e anti-horário por 2 minutos. Na próxima etapa, adicione o restante do vinagre e da água, mais o óleo essencial de lavanda ou a essência da sua preferência.
Neste caso, é importante ressaltar que quanto mais essência for adicionada, consequentemente, mais cheirosa será a substância. Siga mexendo os componentes até obter uma mistura mais homogênea e com uma consistência mais densa, que é o ponto certo do amaciante comum. Geralmente, este processo tem uma duração média de 10 minutos, podendo inclusive formar uma camada fina de espuma.
Veja, atenção para a espuma. O amaciante não deve formar uma camada grossa de espuma, pelo contrário, quanto menos espuma, mais concentrado está o amaciante.
Depois de deixar a mistura do amaciante com uma textura mais densa é preciso deixá-lo descansar de 5 a 8 horas, que é o tempo que os elementos levam para ficarem mais concentrados, aumentando a eficácia do produto no momento em que entrarem em contato com as peças de roupas.
Por fim, é necessário adicionar a segunda metade da xícara do bicarbonato de sódio para potencializar a qualidade da substância, além de colocá-la em uma garrafa e fechá-la para preservá-la enquanto não é usada.
O ideal é manter o amaciante em um local com temperatura ambiente, sem muita luminosidade, para que mantenha as propriedades, mantendo-se sempre eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário